Antes de aprender como limpar o couro de uma carteira feminina, será útil saber exatamente por que uma carteira de couro fica suja.
Quem já leu alguma coisa sobre couro certamente sabe que o couro é um material macio e poroso, principalmente por ser a pele reaproveitada de um animal falecido. Isso significa que ele absorverá qualquer umidade ou óleo adjacente de qualquer superfície com a qual entre em contato.
Visto que é provável que manuseemos as nossas carteiras várias vezes ao dia – para não mencionar que as pressionamos contra as pernas nos bolsos – não é de admirar que o óleo do nosso corpo fique impresso nos grãos porosos da carteira e seja absorvido pelas fibras. .
Ao contrário do que você imagina, este óleo é realmente bom para o couro e o mantém flexível e solto por muitos anos. No entanto, há uma desvantagem: atrai partículas de sujeira, agindo como um ímã para elas, ocorrendo ao longo do tempo e atraindo continuamente a sujeira até que a superfície fique opaca e perca seu brilho natural.
VOCÊ PODE LAVAR CARTEIRAS DE COURO?
Se algo estiver sujo, o primeiro instinto normalmente é lavá-lo com água. Embora seja uma ótima ideia para remover sujeira de outras superfícies, não funciona tão bem para itens de couro.
Na verdade, isso afetaria gravemente o brilho macio e flexível do couro. Claro, a carteira ficaria livre de manchas, mas também ficaria seca e quebradiça, tendo sido roubada de seus óleos naturais. O couro seco e quebradiço fica sujeito a rachaduras.
Claro, existem muitas superfícies de couro revestidas com superfícies protetoras contra água, tornando a limpeza um pouco mais fácil com um pano macio e úmido ou cotonete úmido. Isto ainda não é recomendado pelos aficionados do couro, muito menos nos casos em que é necessária uma limpeza completa.
Em vez disso, é recomendável usar um limpador de couro em vez de um pano úmido, pois estes são formulados com o propósito expresso de limpar couro.
COMO LIMPAR UMA CARTEIRA DE COURO
Então, sem mais delongas, vamos entrar no assunto e explorar como limpar bem e adequadamente uma carteira de couro.
1. ESVAZIE A CARTEIRA
A primeira coisa a fazer – antes mesmo de preparar o pano limpo e o condicionador de couro – é esvaziar a carteira de todos os acessórios e comestíveis. Sim, isso significa toda a sua carteira, incluindo todos os cartões, recibos e dinheiro. E, se sua carteira tiver um bolso para moedas, você também precisará esvaziá-lo.
Por que não aproveitar esta oportunidade para organizar adequadamente sua carteira e classificar todas as coisas diversas que você adquiriu ao longo dos anos? Você não precisa ser um colecionador para manter um monte de cartões de visita aleatórios na esperança de que eles possam ser usados um dia.
Ainda assim, chega um momento em que você precisa realmente classificá-los e abrir espaço para novos, para que possa executar todo o ciclo amaldiçoado novamente, indefinidamente, até a morte empoeirada.
2. IDENTIFIQUE AS MANCHAS E SUAS VARIEDADES
Agora a carteira está pronta para ser limpa – e ainda antes de preparar o pano seco e o sabonete para sela – você pode proceder à identificação dos tipos de manchas na carteira. Embora esta etapa pareça desnecessária no início, pode ser uma forma útil de gerenciar suas expectativas, qualquer que seja o espaço que elas já ocupem. Afinal, nem todas as manchas podem ser limpas tão bem e, portanto, pode ser necessário fazer algumas concessões.
Os tipos mais comuns de manchas são aquelas em que a sujeira é absorvida por fibras oleosas, embora felizmente seja o tipo mais fácil de remover.
Se a carteira for feita de couro de flor integral ou outro couro de flor superior e tiver sido usada por muito tempo, é possível que ela desenvolva uma pátina nas bordas e nos cantos duros.
Esta é uma camada de cor escura que se desenvolve à medida que o couro envelhece, uma das características únicas do processo de envelhecimento do couro e um sinal de envelhecimento elegante. Aqueles menos informados podem confundir esta pátina com manchas, mas na verdade não é. Depois de limpar a camada externa de sujeira da carteira, essa pátina permanecerá e provavelmente ficará bastante bonita.
Outro tipo de mancha ocorre devido a tinta permanente ou marcas de tinta de bolsos. Eles são mais raros de encontrar e mais difíceis de remover, mas se você for persistente o suficiente em seus esforços, poderá removê-los completamente.
3. LIMPE AS MANCHAS
Agora você pode realmente limpar a maldita coisa!
Se as manchas que você identificou forem manchas de sujeira, você precisará usar água e sabão para remover a camada superficial de sujeira, de preferência sem remover a pátina e os óleos.
Misture shampoo ou sabonete sem perfume com água levemente morna em uma tigela.
Pegue dois panos de microfibra – um para limpar e outro para secar – qualquer pano macio ou cotonete serve.
Para manchas mais teimosas, como tinta ou tinta, você precisará usar um solvente mais forte para o trabalho, provavelmente álcool isopropílico.