A ideia de comprar uma nova bolsa de couro deve ser emocionante e alegre; mas não importa como você olhe para isso; também pode ser uma tarefa difícil. Por onde você começa hoje em dia? Sua mente provavelmente vagueia de volta aos dias em que você carregava sua primeira mochila quando você era criança, indo para a escola ostentando aquela bolsa LL Bean novinha em folha com suas iniciais monogramadas no exterior, ou talvez aquele Jansport que todo mundo no país tinha em algum momento.
Mas uma ótima mochila de couro está em uma categoria à parte. É um ponto de partida para uma conversa e uma peça que vai chamar a atenção ao mesmo tempo que é uma das primeiras coisas que você pega todas as manhãs para enfrentar o dia. Comprar um é um sinal de progresso e crescimento, então vamos ver como escolher o perfeito para você!
Esta lista abordará sete categorias para ajudá-lo a tomar uma decisão melhor.
O melhor couro para uma mochila
À primeira vista, talvez você não consiga perceber a diferença entre o tipo de couro usado na criação da mochila. Você encontrará frases como “grão integral”, “grão superior”, “genuíno” ou “ligado”. Para alguns, isso pode não significar nada, mas sem analisar o que cada um deles significa seria equivalente a comparecer a um teste sem um utensílio de escrita. Pesquise, pesquise, pesquise!
Couro de flor integral
A camada mais externa da pele muito procurada. Ao olhar de perto você pode realmente ver pequenos pontos (folículos) de onde estava o cabelo do animal. Este couro pode apresentar imperfeições devido ao animal viver sua vida. O couro Full Grain é considerado o couro da melhor qualidade e manterá algumas qualidades de resistência à água.
Couro de grão superior
Muito semelhante ao couro de flor integral, mas muitas vezes é lixado para remover manchas e marcas. Ao fazer isso, o couro perderá um pouco de rigidez e resistência. Isso o torna ótimo para sacolas e bolsas com menos estrutura. Observe que muitos couros que se autodenominam flor integral são, na verdade, “corrigidos” assim, incluindo talvez o couro para botas mais popular, o Chromexcel.
Couro genuíno
O mais confuso do grupo! Simplificando, é um formato de couro que é corrigido para dar um aspecto mais uniforme e desejado. Assim como o couro de flor integral, o processo de fazer isso elimina algumas das propriedades preferidas que o couro de flor integral traz.
Couro colado
O nome diz tudo. É feito a partir de sobras que são deixadas de lado durante o processo de curtimento, que depois são coladas e finalizadas com látex e tinta. Não é de boa qualidade, muitas vezes tirando tudo o que há de bonito no couro.
Se você está procurando uma bolsa que resista ao teste do tempo, é difícil recomendar qualquer coisa fora das duas primeiras opções de couro mencionadas acima. O debate realmente se resume a qual é o preço desejado, ao mesmo tempo em que leva em consideração com que frequência você deseja pensar em comprar uma mochila nova porque ela quebra.
Hardware para mochila de couro
Zíperes ou fivelas? Rebites ou encaixes? As ferragens usadas nas bolsas de couro desempenham um papel importante não só na estética, mas também na funcionalidade e durabilidade da bolsa. Os zíperes emperram, ficam presos e zíperes mal instalados podem fazer com que a bolsa rasgue e permita que a umidade se acumule ao seu redor.
Para a maioria, o hardware usado em uma bolsa é visto como um diferencial adicional, mas ao selecionar uma mochila de couro você deve olhar além disso.
Pergunte a si mesmo: por que isso está rebitado aí? Por que eles reforçaram a alça? Se você está gastando dinheiro em uma mochila de couro, faça estas perguntas e conheça seu produto. Familiarize-se intimamente com ele.