Dicas importantes para escolher a mochila infantil feminina certa
As férias escolares de verão finalmente chegaram, mas não demorará muito para que os pais de todo o país se encontrem profundamente envolvidos nas tarefas escolares de volta às aulas – compras de papelaria, capas de livros, atualizações de uniformes de última hora. Depois fica a dúvida do que colocar na lancheira…!
Em meio a todo o caos e emoção, recomendamos que todos os pais reservem um momento para observar e ver o peso das mochilas de seus filhos.
Geralmente é recomendado que as crianças não carreguem mais do que 10% do seu peso corporal nas mochilas escolares. Quando um peso pesado (como uma mochila cheia de livros) é colocado incorretamente sobre os ombros, a força do peso pode puxar a criança para trás. Para compensar, uma criança pode inclinar-se para a frente na altura dos quadris ou arquear as costas, o que pode fazer com que a coluna se comprima de forma não natural.
Existe uma preocupação especial para os alunos mais novos nas escolas secundárias, uma vez que a coluna vertebral se encontra numa fase crítica de desenvolvimento em crianças entre os 12 e os 14 anos de idade. Esta é também a fase em que a relação entre o peso da mochila e o peso corporal provavelmente será elevada, uma vez que alguns alunos ainda são bastante pequenos, mas transportam cargas semelhantes às de crianças maiores e mais velhas.
Os pais preocupados devem lembrar, no entanto, que, em comparação com outros tipos de bolsas, as mochilas são, apesar dos possíveis problemas, geralmente a melhor escolha para as crianças, em oposição às bolsas da moda que são transportadas sobre um ombro (geralmente com uma alça fina e sem acolchoamento). Quando usados corretamente, os músculos mais fortes do corpo – as costas e os músculos abdominais – suportam o peso das mochilas. Se não forem muito pesados e forem usados corretamente, o peso será distribuído uniformemente por todo o corpo.
O papel dos pais:
A má postura é um grande problema, especialmente em crianças à medida que crescem. Infelizmente, ensinar bons hábitos posturais aos nossos filhos requer uma certa “irritante” para que eles aprendam a usar e arrumar as mochilas corretamente. As crianças que usam as mochilas em apenas um ombro, porque parecem “mais legais” ou mais fáceis, acabam se inclinando para um lado para compensar o peso adicional. Com o tempo, essas crianças provavelmente desenvolverão dores na parte inferior e superior das costas e distenderão o pescoço e os ombros. É importante ajudá-los a compreender o impacto de não carregarem a mochila escolar corretamente e insistir para que usem o cinto, se a mochila tiver um.
Para muitos pais, a dificuldade geralmente vem de crianças que desejam uma mochila específica porque ela apresenta um super-herói ou personagem de desenho animado específico, ou de adolescentes que desejam a bolsa da última moda, mas essa pode não ser a escolha mais saudável. Tente usar uma linguagem positiva que ajude seu filho a entender por que a mochila mais bem projetada e ajustada é a melhor opção no longo prazo e certifique-se de que ele esteja envolvido na decisão de compra. Ensine as crianças desde cedo (assim que iniciam a creche) para que isso se torne uma segunda natureza e elas não se sintam constrangidas ao usar uma mochila da maneira correta quando chegam à escola secundária. Explique que é semelhante a entrar em um carro – onde você coloca o cinto de segurança e aperta o cinto antes de dirigir, então, ao usar a mochila, você aperta as alças e aperta o cinto antes de caminhar!
Sinais de que a mochila escolar do seu filho está muito pesada:
Mudanças na postura do seu filho ao usar a mochila escolar (curvado ou inclinado para o lado)
Seu filho tem dificuldade para levantar ou colocar a mochila sozinho
Seu filho relata desconforto ou dor ao usar a mochila
Seu filho relata formigamento ou dormência nos braços.
A bolsa deixa marcas vermelhas nos ombros do seu filho quando ele a tira.
As 10 principais dicas de segurança para mochilas / mochilas escolares
Certifique-se de que a mochila do seu filho não pese mais do que 10% do peso corporal. Por exemplo; uma criança com peso de 35kg deve carregar uma sacola com peso não superior a 3,5kg. Uma mochila mais pesada fará com que seu filho se incline para a frente na tentativa de suportar o peso nas costas, e não nos ombros, pelas alças.
Certifique-se de que a mochila seja resistente, com uma parte traseira reforçada ou acolchoada e de tamanho adequado – não mais larga que o peito da criança.
Alças largas e acolchoadas são muito importantes. As alças não acolchoadas são desconfortáveis e podem cravar nos ombros do seu filho. Use alças na cintura (se a bolsa tiver).
Use as duas alças – nunca coloque a mochila sobre um ombro. Carregar a mochila por uma alça pode causar uma mudança desproporcional de peso para um lado, causando espasmos no pescoço e nos músculos, bem como dores lombares.
As alças devem ser encurtadas até que o fundo da mochila fique logo acima da cintura da criança e não sobre as nádegas. A mochila deve ficar apoiada nas costas da criança.
A mochila nunca deve ficar pendurada mais de 10 cm abaixo da cintura. Uma mochila muito baixa aumenta o peso sobre os ombros, fazendo com que o filho se incline para a frente ao caminhar.
Uma mochila com compartimentos individualizados auxilia no posicionamento mais eficaz do conteúdo.