Se você está procurando uma bolsa de couro verdadeiro, é sempre bom se familiarizar com as características do couro. Infelizmente, existem vendedores suficientes que vendem couro sintético como verdadeiro negócio. Por outro lado, quem imita o couro está cada vez mais esperto. Às vezes pode ser difícil para o leigo decidir o que é couro genuíno e o que é couro imitado. Neste breve guia, daremos cinco passos para ajudá-lo a responder à questão de como identificar uma bolsa de couro de boa qualidade, que o ajudará na próxima vez que você procurar uma.
Nem todo tipo de couro é um bom couro.
Sempre que você estiver procurando uma bolsa de couro, notará diferenças significativas na qualidade do couro e no preço.
Antes de continuar, você pode conferir o artigo Como saber a qualidade do couro, que pode complementar este artigo e fornecer alguns insights extras.
O couro genuíno é dividido em três categorias de qualidade de couro
Couro de flor integral;
Couro de grão superior;
Couro dividido.
O couro de flor integral oferece a melhor qualidade, portanto é mais caro, enquanto o couro split oferece a pior qualidade, portanto é relativamente barato.
[Boa leitura: A diferença entre couro de grão integral e couro de grão superior]
Outro fator a considerar na hora de procurar uma sacola de boa qualidade é a etiqueta. Qualquer bolsa pode ter uma etiqueta classificando-a como “couro genuíno”, o que não lhe dará nenhuma ideia de como o animal foi tratado, alimentado, bem como qualquer informação sobre o processo de fermentação do couro. O estado geral em que o animal foi mantido tem ligação direta com a qualidade da bolsa de couro que você procura.
O termo “couro genuíno” também não indica se a bolsa é feita de vaca, ovelha, cordeiro, etc. Sempre pergunte de onde vem o couro, se não houver indicação.
Como você pode ter certeza se a bolsa que você está vendo é feita de couro verdadeiro?
Um produto de couro genuíno possui o rótulo correspondente, que é uma representação simbólica de uma pele de animal espalhada com o nome complementar do fabricante. Você pode encontrar esta etiqueta no interior da bolsa. Caso a etiqueta não forneça o nome do fabricante, pergunte na loja ou obtenha informações mais detalhadas online.
Como posso reconhecer que minha bolsa é feita de couro genuíno de alta qualidade
Para reconhecer se a bolsa é feita de couro verdadeiro ou couro falso, você pode usar os seguintes indicadores como cheiro, estrutura da superfície, toque, arestas de corte, teste de óleo e água e preço para ajudá-lo a orientar-se na direção certa. Então, vamos abordá-los um por um com mais detalhes.
1. O cheiro
Infelizmente, se você faz compras online, não tem a vantagem do cheiro. O couro tem um cheiro próprio e agradável, que não pode ser imitado. Por outro lado, o couro imitado pode não ter cheiro algum ou cheirar levemente a plástico.
2. As estruturas superficiais
Aqui, novamente, se você estiver fazendo compras online, poderá estar um pouco em desvantagem. No entanto, muitos sites oferecem imagens que você pode ampliar. Aproveite esse recurso sempre que comprar uma bolsa de couro online.
Você reconhece uma bolsa de couro de boa qualidade por sua flor integral. Isso significa que se você olhar de perto poderá descobrir pequenas imperfeições naturais. Podem ter a forma de cortes, picadas de insetos, estrias e dobras no pescoço. No entanto, não descarte essas falhas naturais como falhas. São um sinal de excelente qualidade, pois verificam a autenticidade do couro.
O couro sintético do outro lado é ainda estruturado e estampado. Se você passar a mão por cima da sacola, ela pode parecer “irreal” ou muito lisa.
No entanto, é importante observar que nem todas as bolsas “lisas” são automaticamente feitas de couro sintético. Existem subtipos de couro que geralmente se enquadram na categoria de couro dividido, mas mesmo assim são couro verdadeiro. Portanto, nesse caso, tente confiar mais nos outros indicadores para tomar uma decisão correta.
3. Toque
O couro verdadeiro, especialmente couro de flor integral e de flor superior, é quente e macio e tem uma aderência confortável. Já o couro sintético é liso, rígido e frio.
Pátina
O couro de flor integral de alta qualidade desenvolve com o tempo uma bela pátina. O couro imitado, por outro lado, manterá ou desbotará ligeiramente sua cor.
4. Arestas de corte
O couro genuíno tem uma estrutura fibrosa nas bordas, que consiste nos poros da pele que contêm proteínas, enquanto o couro artificial tem bordas lisas. Porém, não se engane, pois essa é uma diferença difícil de reconhecer no couro processado.
5. O teste de óleo e água
O couro genuíno é um material natural. Portanto, pode absorver água, gorduras e óleos pelos poros. Você pode reconhecer facilmente uma imitação de couro com uma gota d’água, que simplesmente escorrerá da bolsa e não será absorvida.