Couro para confecção de bolsa de couro: como escolher o melhor?

Quando se trata de escolher o couro para fazer bolsa de couro, você encontra inúmeras opções, pois quase qualquer tipo de couro pode ser adequado para fazer uma bolsa de couro. Na grande maioria dos casos, um couro de bezerro curtido ao cromo é usado para a produção de bolsas, mas o couro de bezerro ou ombros curtidos com vegetais também dão resultados muito bons. Certamente a escolha deve recair sobre o couro genuíno, que garante um ótimo resultado final tanto em termos de qualidade quanto de durabilidade; os chamados “couros ecológicos”, na verdade, são menos flexíveis e duráveis e podem, portanto, estragar-se mais facilmente.

bolsa de couro
Tipos de couros para confecção de bolsas
As bolsas são itens muito pessoais e cada mulher escolhe a que mais se adapta às suas necessidades. As alternativas são inúmeras e vão desde pequenas bolsas clutch até grandes bolsas de boliche, mas o que realmente importa é a escolha do material com que são fabricados os diversos modelos. Bolsas e sacolas podem ser feitas com couro bovino, pele de lagarto, mistura de ovelha e cabra, pele de bezerro, cabra ou carneiro, cada uma dessas peles é então refinada na superfície (ou seja, camurça, laminada, estampada, peluda, pigmentada etc. ..) mas a melhor qualidade é oferecida pelo acabamento em anilina.

Existem muitas classes e tipos de couro usados em bolsas. Aqui estão os três tipos básicos de couro usados:

O couro de flor integral é feito das melhores peles naturais, sem imperfeições. Este grão natural é extremamente durável. Simplesmente não se desgasta e com o tempo desenvolve uma pátina rica que aumenta a beleza natural. As bolsas de couro de bezerro de flor integral são feitas de peles de bovinos jovens e são valorizadas por sua textura macia e excelente qualidade.
O couro de grão corrigido é liso, durável e uniforme graças ao acabamento de cobertura (geralmente pigmentos) aplicado na superfície. Em alguns casos o grão natural da pele pode ser lixado e um grão artificial é aplicado com processo de estampagem, processo que visa esconder as imperfeições do couro ou criar looks únicos para o couro, como couros estampados ou estampados de répteis.
Camurça ou couro split, é o interior da pele, caracterizado por um aspecto aveludado, macio e felpudo. A camurça é uma escolha popular para bolsas e mochilas de couro.
Além desses três tipos básicos de couro você também pode encontrar bolsas de couro exótico feitas de avestruz, píton, crocodilo, lagarto, arraia e muitas peles.

Couro anilina: uma escolha premium

O melhor couro para confecção de bolsas deve ser macio, respirável, descoberto e de preferência liso. Isso leva a um cuidado maior com o acessório, já que até um simples arranhão pode ficar bem visível. É exactamente esta natureza “genuína”, típica do couro anilina, que também o torna sujeito a pequenos defeitos e irregularidades naturais. Afinal, uma bolsa de ótima qualidade é aquela que foi confeccionada com couro que ainda mantém seu aspecto natural, e isso é uma mais-valia para quem busca um acessório de ponta.

Bolsas masculinas: que couro usar?
As bolsas masculinas são geralmente um pouco mais “rígidas” do que as bolsas femininas, e essa rigidez geralmente deriva do tipo de material usado: laterais da panturrilha curtidas em cromo ou vegetal com espessura de 1,2-1,4mm ou barrigas, ombros, são utilizadas frentes com espessura de 1,5-2mm. Os couros vegetais são recomendados especialmente para bolsas masculinas por sua elasticidade, durabilidade e por sua aparência definitivamente mais masculina e vivida em comparação aos couros curtidos ao cromo “perfeitos”.

Leave a Comment