Sua regra prática? Seu filho não deve carregar mais do que 10-15% do peso corporal na mochila infantil feminina. “Todos nós já vimos a mudança postural que acontece quando uma criança carrega mais do que isso; seus ombros ficam curvados e redondos conforme o peso os puxa para baixo e para trás”, diz Wu.
“A mochila é um acessório necessário para todo o ano letivo, tem que estar na moda para a criança — e funcional. É importante que nenhum item escolar necessário cause problemas ao corpo do seu filho”, diz Wu.
O que procurar em uma mochila
Para evitar que a mochila do seu filho (e o peso dentro dela) cause problemas no pescoço ou nas costas, aqui está o que você deve procurar:
Muitos compartimentos. Quanto mais bolsos melhor, para que você possa colocar todos os itens diferentes em áreas diferentes. “A mochila de saco único não é a melhor porque as coisas ficam amontoadas”, diz Wu, acrescentando que concentra todo o peso em uma seção, em vez de dispersá-lo uniformemente entre a mochila com bolsos diferentes. “Organize as canetas, fichários e cadernos na mochila para que a carga não seja deslocada para um lado ou para outro”, diz ela.
Material fino e durável. “A mochila não deve adicionar mais peso ao que você já carrega”, diz Wu. “Sem materiais pesados e sem materiais finos porque eles podem destruir muito rapidamente.”
Costas e alças acolchoadas. “Qualquer coisa sem almofada traseira não é ótima porque se você tem um lápis que se perde ou um livro gira, aquele canto afiado pode realmente acertar você nas costas”, diz Wu, acrescentando que alças finas e planas também podem cavar ombros do seu filho com o peso adicional. Procure um acolchoamento ventilado (geralmente feito de espuma com sobreposição de malha), que é arejado para que a mochila não aqueça muito no seu filho, diz Wu. Ela também recomenda alças contornadas, que adapta-se mais confortavelmente ao corpo da criança.
Alça e fivela no peito e na cintura. “Isso mantém a bolsa centrada no tronco, o que ajuda a dispersar a carga que a criança carrega pela coluna”, diz Wu.
Considere um saco com rodinhas. Se a escola do seu filho permitir, uma bolsa com rodinhas pode ser uma ótima maneira de ajudar a dar uma folga nas costas do seu filho ao carregar todo esse peso.
Como usar corretamente uma mochila
Investir na mochila certa é apenas metade da batalha. A maneira como seus filhos o usam também faz a diferença. “Seus filhos podem estar reclamando do dever de casa, mas você definitivamente não quer que eles reclamem de quaisquer ferimentos”, diz Wu. “Então, ensine-lhes bons hábitos para que não comprometam sua saúde.”
Use as duas alças. Embora possa ser “legal” pendurar a mochila em um ombro, ensine seus filhos a utilizar as duas alças. “Quando você usa uma alça, seu ombro encolhe e isso pode causar problemas nos ombros e no pescoço. Também pode fazer com que você fique de um lado em relação ao outro e, em uma criança em desenvolvimento, cria um momento de inclinação lateral na coluna, o que não é o ideal.”
Mantenha o peso próximo ao corpo. Ajuste as alças para que a mochila fique bem apoiada nas costas do seu filho e o peso fique próximo ao tronco. “Uma carga muito pesada e muito longe do corpo cria uma postura de cabeça e ombros para a frente e uma coluna arredondada que leva a problemas no pescoço, no meio das costas e na região lombar, diz Wu. “E a má postura pode realmente afetar outros sistemas, como problemas respiratórios, gastrointestinais ou estomacais, e até mesmo afetar a autoconfiança.”
Coloque-o no chão quando estiver em pé. “Se seu filho ficar em pé por um longo período de tempo, ensine-o a colocar a mochila no chão para descarregar a coluna.”
Relacionado
CULTURA POP
Equipamento de merenda de volta às aulas que torna a alimentação saudável ainda mais fácil
Mochilas seguras para suas costas e pescoço
Pronto para investir em uma mochila que manterá seu filho saudável o ano todo?