Estar carregado de livros didáticos, equipamentos de ginástica e material escolar pode tornar as mochilas pesadas e difíceis de carregar. Se não forem usadas corretamente, mochila infantil feminina pode causar dores nas costas, pescoço e ombros em crianças e adolescentes. Embora não tenha sido demonstrado que as mochilas causam escoliose ou problemas de longo prazo, nunca é cedo para iniciar bons hábitos que podem diminuir a tensão e a dor nas costas.
Use as dicas abaixo para escolher a melhor mochila escolar para seu filho.
Como escolher a mochila certa para a escola
Aqui está o que procurar na mochila perfeita:
Tamanho correto – Maior não é necessariamente melhor. Quanto mais espaço houver em uma mochila, mais seu filho carregará e mais pesada ela se tornará. Certifique-se de escolher a mochila certa que melhor se adapta ao seu filho e às suas necessidades. A bolsa que você escolher deve ser proporcional à altura do seu filho.
Tem duas alças largas e acolchoadas – é importante ter alças ajustáveis que sejam largas e distribuam o peso uniformemente entre os dois ombros. Mais preenchimento não significa menos dor. Ambas as tiras devem ter o mesmo comprimento. As alças não acolchoadas podem ser desconfortáveis e penetrar nos ombros do seu filho.
Possui costas acolchoadas – Isso pode proporcionar maior conforto quando a mochila está adequadamente ajustada e próxima às costas. Também os protege de serem picados por objetos pontiagudos ou pontas (lápis, réguas, cadernos, etc.) dentro da embalagem.
Inclui um cinto ou faixa torácica – Cintos e alças ajudam a redistribuir o peso da mochila de maneira mais uniforme pelo corpo.
Procure mochilas com compartimentos: elas podem ajudar a distribuir uniformemente o peso do conteúdo pela mochila.
Dica: inclua seu filho no processo de tomada de decisão e ajude-o a fazer uma compra inteligente. Isso permitirá que eles carreguem suas mochilas confortavelmente durante todo o ano e você não terá que procurar uma substituta.
Como arrumar uma mochila escolar com segurança
Arrume a mochila de forma que a maior parte do peso fique na curva da parte inferior das costas do seu filho. Embale os itens mais pesados, como livros e computadores, mais próximos do corpo e coloque outros itens igualmente nos lados direito e esquerdo.
Embale os itens nos diferentes compartimentos. Isso ajuda a distribuir cargas pesadas uniformemente.
Como saber se a mochila do seu filho é muito pesada
As mochilas não devem pesar mais de 15% do peso corporal do seu filho. Isso significa que uma criança que pesa 100 quilos não deve ter uma mochila que pese mais de 15 quilos.
Se o seu filho precisar se inclinar para a frente para suportar o peso da mochila, ela é muito pesada. Considere usar uma mochila com alças ou uma mochila com rodinhas, se sua escola permitir.
Para ajudar a aliviar a carga, incentive seu filho a:
Limpe a mochila semanalmente e retire os itens desnecessários.
Guarde os itens em um armário quando possível.
Leve apenas o necessário para a escola.
Ensine seu filho a pegar e usar uma mochila da maneira certa
Ao pegar a mochila, seu filho deve dobrar os joelhos para evitar dores nas costas. Depois, o segredo é usar a mochila de forma que ela coloque peso nos músculos mais fortes do corpo: as costas e os abdominais.
Use as duas alças. Colocar uma mochila no ombro pode distender os músculos.
Ajuste as alças para que a mochila fique no meio das costas do seu filho.
A mochila deve caber bem no corpo do seu filho.
Prenda a cinta da cintura ou do peito. Isso ajuda a manter a mochila próxima ao corpo do seu filho e a distribuir o peso de maneira mais uniforme.
Certifique-se de que a parte inferior da mochila esteja apoiada na curva da parte inferior das costas. A mochila deve ir do nível da cintura até cerca de 2,5 a 5 centímetros abaixo dos ombros. Uma mochila nunca deve ficar mais de 10 centímetros abaixo da cintura (umbigo).
Quando não usar mochila
Pode haver momentos em que seu filho ou adolescente não deva usar mochila, como após uma cirurgia ou uma lesão. Considere solicitar um segundo conjunto de livros para ter em casa, se possível, e tempo para ir e voltar até um armário, de modo que apenas os itens de uma aula por vez precisem ser carregados.