Para obter algumas informações locais sobre várias marcas de mala de bordo, a Consumer Reports recorreu aos nossos membros. Em nossa pesquisa de 2022 sobre marcas de bagagem e preferências de varejistas dos membros, coletamos dados sobre 8.168 malas de mão representando 36 marcas.
Os membros nos contaram os recursos que mais lhes interessam, sendo os dois principais a “rodabilidade” da mala, citada por 57% dos entrevistados, e sua durabilidade, citada por 54%. Destes, a durabilidade – quão bem os zíperes, as alças, o tecido e outros recursos resistem – teve a correlação mais forte com a satisfação geral dos membros com suas bagagens.
Os membros também nos contaram como é fácil transportar e embalar sua bagagem e, para bagagem de mão, como é fácil guardá-la nos compartimentos superiores dos aviões. Duas marcas de bagagem de mão e cinco marcas de malas despachadas obtiveram as melhores pontuações gerais de satisfação.
Outro fator importante na sua experiência de compra de bagagem? A facilidade de fazer uma compra, a qualidade do atendimento ao cliente e, se você estiver comprando on-line, a facilidade de usar o site de um revendedor de malas. Por isso, utilizámos as respostas de mais de 4.700 membros que compraram bagagem nova nos dois anos anteriores ao inquérito para avaliar a sua experiência com os retalhistas de bagagem.
Estrutura de bagagem: Hard-Shell ou Soft-Sided?
As malas com laterais macias continuam a dominar o mercado, mas as malas rígidas estão rapidamente ganhando popularidade devido aos novos materiais leves.
Bagagem rígida
As bagagens rígidas ou rígidas de hoje geralmente são feitas de plásticos de alta tecnologia, como polietileno, ABS e policarbonato, que são leves e duráveis. O ABS é mais leve, mas o policarbonato é mais durável. O mais durável, mas também o mais pesado, é o alumínio. A bagagem rígida geralmente apresenta uma abertura dividida em 50/50, permitindo que você embale os dois lados igualmente e estabilize o conteúdo com uma alça em X, uma divisória intermediária ou ambos. Algumas malas de mão rígidas testadas recentemente pela Consumer Reports se expandem no meio com zíperes e tecido pesado. Observação: como os sacos rígidos fecham como uma concha, você precisa do dobro do espaço da superfície para abri-los. A maioria dos hard-sides são construídos desta forma, mas alguns no mercado têm uma abertura na tampa superior.
Prós: São melhores para proteger conteúdos quebráveis; aqueles com fechaduras integradas também oferecem melhor segurança. A bagagem rígida pode ser empilhada facilmente, tornando-a ideal para navios de cruzeiro, porque a bagagem normalmente é empilhada na barriga do barco antes da partida. Se você tende a sobrecarregar, uma peça rígida irá controlá-lo. Não há chance de enchê-la demais – embora se você precisar de mais espaço, um modelo expansível seja útil.
Contras:Eles podem arranhar e arranhar facilmente. Além disso, poucas malas rígidas têm bolsos externos. Uma bagagem de mão rígida que foi expandida pode não caber no tamanho de bagagem de mão de uma companhia aérea ou no compartimento superior do avião.
Bagagem com laterais macias
A bagagem com as laterais macias é feita de tecidos flexíveis, geralmente um tecido de náilon, como Cordura ou náilon balístico. Balística é a mais brilhante das duas e pode desgastar com o tempo, mas as abrasões não comprometem a resistência do tecido. Cordura é um pouco mais macia e resistente à abrasão, sendo preferível para uma bolsa de ombro. Se você considerar uma mala feita de náilon ripstop, ou “material de pára-quedas”, certifique-se de que seja um tecido de alto denier, o que significa que é mais durável.
Prós: Essas malas são geralmente mais leves do que as malas rígidas e geralmente são expansíveis. Eles podem ser flexionados e comprimidos para se adaptarem a espaços apertados, como o compartimento superior de um avião, às vezes até mesmo quando expandidos. Essa flexibilidade também permite que você coloque uma roupa extra. Eles também podem ser mais fáceis de embalar no porta-malas do carro e guardar em casa.
Contras: elas não são tão protetoras quanto as malas rígidas e são vulneráveis a rasgos.
Recursos de bagagem: com ou sem rodas?
As malas com rodas representam pelo menos dois terços de todas as vendas de bagagem hoje. Se você planeja transportar sua própria bagagem, sua primeira decisão é comprar um veículo de duas ou quatro rodas.
Bagagem de duas rodas
As malas com duas rodas, também chamadas de rodízios, utilizam o mesmo tipo de rodas encontradas nos patins em linha – elas rolam apenas para frente e para trás, não de um lado para o outro. A mala rola atrás de você quando você a puxa pela alça extensível.
Prós: As rodas são rebaixadas, o que as protege de quebrar durante o manuseio brusco. Para viagens pela cidade, os veículos de duas rodas são melhores do que os de quatro rodas para passar por meio-fio e rolar em superfícies irregulares, como calçadas ou paralelepípedos.