Escolher o melhor fio para bolsas de crochê não é algo que você queira errar. A maioria dos projetos de bolsas de crochê consome pelo menos moderadamente tempo, e descobrir no final que você escolheu um fio inadequado é destruidor de almas. Mas acertar não precisa ser uma dor de cabeça – há muitas fibras excelentes para você escolher.
O melhor fio para bolsas de crochê é atraente, forte e resistente. Fios de peso médio ou volumosos contendo algodão, ou linho não mercerizado são os favoritos experimentados e testados, mas existem algumas alternativas que podem surpreendê-lo. Aqui estão meia dúzia de fios que atendem a todos os meus critérios para fazer bolsas de crochê lindas e funcionais.
Elasticidade
A maioria das lãs e fios acrílicos são bastante elásticos – o que significa que tendem a perder a forma se você tentar usá-los como bolsas. Algodão e linho são menos elásticos, o que os torna mais adequados. Uma exceção é a confecção de bolsas de pura lã, para feltrá-las. A feltragem de lã pura emaranha as fibras e reduz a sua elasticidade. Eventualmente, porém, todas as bolsas de crochê acabarão cedendo até certo ponto se forem usadas para transportar itens pesados, como livros e garrafas de água. A melhor forma de contornar isso é fazer um forro de tecido.
Peso
A maioria das bolsas de crochê são feitas com fios DK de peso médio e fios penteados. Os fios mais leves geralmente não são robustos o suficiente, mas às vezes são bons para fazer sacolas de barbante que se dobram no menor espaço possível entre os usos. Fios mais pesados significam que você acabará se esforçando tanto para carregar o peso da sua bolsa quanto o peso do seu conteúdo! Mas eles podem ser divertidos para bolsas extravagantes.
Pilling
Bolsas crossbody e sacolas saltam e esfregam em nossas roupas quando as carregamos. Isso produz atrito que pode causar bolinhas pouco atraentes. Fibras lisas e fios fortemente torcidos com múltiplas camadas (seções) são mais resistentes ao pilling do que fios de camada única difusos e levemente torcidos.
Solidez da cor
Os fios que não têm cor firme podem sangrar na roupa e também transferir tinta para as roupas quando estão em uso – especialmente se você for pego pela chuva! Os fios tingidos a granel produzidos comercialmente tendem a ser mais resistentes à cor do que os fios pintados e tingidos à mão, mas vale sempre a pena experimentar uma amostra de teste antes de assumir um compromisso!
6 dos meus fios favoritos para fazer bolsas
Meus seis melhores fios para fazer bolsas de crochê, e algumas das bolsas que fiz com eles são:
Lily Sugar’n Cream piorada
Patons 100% Algodão DK
Fita Premier
Scheepjes Softfun
Linho Patons
Malabrigo piorado
Algumas das imagens neste artigo são links afiliados da Amazon, que adicionei para que você possa ver como são os fios. Também podemos ganhar uma pequena comissão se você fizer uma compra através deles. Isto não tem nenhum custo extra para você, e as sugestões de fios ainda são todas minhas – não recebemos nenhuma compensação dos fabricantes por incluí-las.
Lily Sugar’n Cream piorada
Os fios Sugar’n Cream* da Lily’s são ícones na paisagem do algodão. Feitos de algodão 100% cultivado nos Estados Unidos, eles vêm em uma variedade de gramaturas e uma variedade estonteante de cores sólidas e variadas. Este fio não é mercerizado, então há mais atrito quando você trabalha com ele. O que é útil para a construção de sacolas resistentes ou quadradas que precisam manter um pouco seu formato.
Patons 100% Algodão DK
O algodão DK* da Patons é um fio mercerizado leve. Por ser muito macio e relativamente fino, é perfeito para fazer sacolas de compras. Esta bolsa é confeccionada com Patons 100% algodão DK na tonalidade ‘nougat’. Acho que o leve brilho produzido pelo fio mercerizado combinado com o rosa Pepto Bismol realça muito o clima retrô-kitsch!